SABÃO SOLIDARIO
O óleo de cozinha usado tem sido um dos vilões do meio ambiente, por seu descarte ser realizado por muitas vezes de maneira incorreta, sendo jogado diretamente na pia, e consecutivamente indo para o esgoto que por sua vez pode vir a ser lançado nos rios, poluindo o meio ambiente, já que muitas cidades não possuem saneamento básico eficiente. O óleo de cozinha não sendo biodegradável fica na superfície da água, impossibilitando a oxigenação e limitando a biodiversidade.
Analisando esta situação, o óleo de cozinha usado pode ser arrecadado e utilizado como matéria prima na fabricação do sabão em barra ou liquido, sendo uma forma sustentável de reutilização do óleo, possibilitando que mensalmente seja destinado as instituições sociais.
Por isso, o Rotary Club de Porto Velho – Rio Madeira criou o projeto “Sabão Solidário”, com a produção caseira de sabão líquido de álcool para doação as entidades sem fins lucrativas locais. Tendo como inspiração no trabalho realizado pelo Rotary Clube Xinguara- PA.
O projeto também tem conotação ambiental, pois, utiliza o óleo de cozinha usado na produção do sabão caseiro, evitando assim seu descarte de maneira inadequada, visto que o óleo é considerado um grande contaminante do meio ambiente.
Devido a pandemia causada pelo covid19, a higienização do ambiente de circulação se torna um ato de fundamental importância, diminuindo consideravelmente o risco de contaminação comunitária das pessoas que procuram atendimento, assim como dos funcionários que estão na linha de frente desta atividade, além de outros locais de internação coletiva, tais como: hospitais, asilos, creches, casa de apoio de pessoas que vem de outras cidades para fazerem tratamento médico na capital e também em abrigo de animais.
Postado em 05 de Outubro de 2020 por